Quadro de mudanças no conceito de infância
A infância tem sido historicamente, uma categoria instável que deve ser regulada e controlada constantemente .
Infância Feudal | Proteções progressivas | Tendências reformistas | |
Criança | O período da infância não é um período distinto da vida adulta. As crianças trabalham muito cedo e vivem também na esfera pública. | As crianças são crianças e não adultos em miniatura. Elas têm maneiras de pensar de sentir que lhes são próprias. Não participam do mundo dos adultos porque ainda lhes falta o que Kant chama de auto-suficiência. Para o bem da sociedade civilizada, esse estágio do crescimento tem de ser isolado e protegido do mundo abusivo. Noções de crianças como pessoas diferentes dos adultos criam para elas foros especiais, como juizado de menores. Nesse caso, a diferença baseia-se mais na idéia de que elas são seres inocentes ou impressionáveis no perigo que elas representam para a sociedade. | As crianças são capazes de um pensamento racional, o que lhe dá condições de escolher o que é bom para elas. Se não podem participar devido à não auto- asuficiência, como se explica que aos doentes e aos idosos é dada a oportunidade de escolher, se eles também não são auto-suficientes? Para Minow, é necessário reconhecer as crianças como iguais ou similares os adultos pelas suas semelhanças e não pelas suas diferenças. |
Família | A família é patriarcal e hierarquizada e, portanto, desigual. Ela integra as instâncias de socialização da criança. | A sociedade liberal do século XIX manteve o caráter desigual na família. A mãe continua excluída da esfera pública. Junto com o Estado, a família tem a responsabilidade da criança | A família é igualitária e o espaço familiar, um domínio inviolável. A Corte Européia dos Direitos do Homem diminui o Poder do Estado sanitário e social e limitar suas pretensões em benefício de um Estado de direito: toda pessoa tem direito ao respeito de sua vida privada, de seu domicilio e de sua correspondência |
Estado | L'état c'est moi, ou seja, o estado sou eu. O soberano era fonte e origem da sociedade civi . Existe uma analogia em relação ao dever de que os filhos venerem seus pais, como os súditos, seu soberano súdito, o soberano. | O Estado propõe medidas de proteção à infância, mas também deixa claros seus próprios interesses na comunicação social com elas. | Busca-se a não interferência do Estado na esfera privada. Essa intervenção só pode ocorrer em último caso. Cada indivíduo tem o direito de ser tratado como os outros indivíduos e se ver livre da intrusão do Estado. |
Lógica dominante | Predomina a lógica da religião. | Predomina a lógica da ordem pública. | Predomina a lógica dos direitos do homem. |
Trabalho | Quanto mais filhos, melhor, pois a criança vive o mundo do trabalho ou nas fábricas. | A criança é isolada do mundo do trabalho. | |
Educação | Criança é uma tabula rasa, onde os adultos inscrevem sua cultura. | A obrigatoriedade da escola serve também para isolar as crianças do mundo dos adultos . Ela é a principal instituição socializadora, junto com a família, ambas detendo o monopólio do saber. | Assiste-se a um desengajamento da família no processo educativo, uma proeminência da escola, que passa a competir com os meios de comunicação – especialmente a televisão – que abrem novas portas para o conhecimento e acabam com controle exercido pelas instituições tradicionais. |
Corpo / espírito | Preocupação com o corpo da criança , fonte de trabalho. | Com fim da mortalidade, passa a existir uma preocupação com a formação do espírito. Alguns autores dizem que a Psicologia, criando fases do desenvolvimento infantil, reforça essa idéia de que a criança é diferente dos adultos, provocando confusão sobre seus direitos e deveres. | |
Autores | Aristóteles, Montaigne, | Locke e Rousseau | Stuart Mill, Rousseau |
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